sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Prefeito sanciona lei de doação da área para instalação do novo porto


O Prefeito de Macaé, Riverton Mussi, sancionou a lei nº 3.614/2011, que autoriza o chefe do executivo a promover a doação da área de 65.100 metros quadrados, no bairro São José do Barreto, para a instalação do Terminal Portuário de Macaé – Terlom. A Câmara Municipal aprovou, no início do mês, a doação da área por parte do executivo que tem como objetivo atender à demanda de petróleo e gás da Bacia de Campos. A lei foi publicada nesta quinta-feira (22) no diário oficial do município. 

O secretário de Governo e coordenador do Planejando Macaé, André Braga, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Francisco Navega e o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Francisco Agostinho, representando o secretário da pasta, Cliton da Silva Santos, estiveram, nesta quinta-feira, no local onde será construído o terminal portuário.

A expectativa é que durante a implantação do projeto sejam gerados 500 empregos diretos e 1,5 mil indiretos. A mão de obra será requisitada no próprio bairro do Lagomar, onde residem em torno de 46 mil pessoas. Os recursos iniciais para a implantação do projeto – R$ 16 milhões – serão financiados pelo Investe Rio e pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico de Macaé (Fumdec). 

Com a aprovação do Legislativo para a doação da área pelo governo municipal, a implantação do projeto passa agora pela fase de licenciamento ambiental. Também será realizada reunião com a Associação de Moradores da comunidade do entorno, onde será instalado o Terminal Portuário de Macaé, para que a população tenha conhecimento do projeto. 

- O processo para a instalação do novo Terminal Portuário de Macaé está sendo feito com toda transparência, onde todas as etapas de implantação de desenvolvimento estão sendo divulgadas. Assim como aconteceu na Imbetiba e na Praia Campista, com a instalação do porto que atende à base da Petrobras, este projeto não vai empobrecer os bairros do entorno. A obra vai trazer infraestrutura para o local e equilíbrio à logística da cidade, já que será vocacionado à indústria de petróleo. O próprio projeto do terminal portuário apresenta características de preservação (mantém a vegetação de restinga) e está em sua fase preliminar. Agora será iniciado o processo de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) e de Viabilidade Ambiental – explicou André Braga. 

O secretário de Governo também lembrou que já foi reservada uma área de mais de cinco milhões de metros quadrados no entorno do Terlom para investimentos. “O projeto de instalação de um novo Terminal Portuário em Macaé é do conhecimento do governo do estado e tem aprovação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio, Júlio Bueno. A implantação deste projeto em Macaé complementa os projetos do Porto do Açu e do Complexo Logístico de Barra do Furado e criará no norte do estado do Rio o maior complexo portuário do país”, completa.

O presidente do Fumdec destacou as condições de logística da área do novo Terminal Portuário. “A localização é extremamente favorável, com facilidade de acesso às RJs 106 e 168, Avenida Industrial e à BR-101. Com a implantação de um novo terminal marítimo em Macaé estaremos atendendo à demanda empresarial e o município terá um terminal de excelência na área de petróleo, com acessos pelo aeroporto, rodovias e porto. O modelo do projeto do porto que está sendo desenvolvido para Macaé é o mesmo que o prefeito Riverton Mussi visitou na cidade de Stavanger, na Noruega, cidade com maior poder aquisitivo daquele país”, explicou Francisco Navega. 

O projeto prevê a implantação de um Terminal Portuário e logístico, com Terminal Portuário, Estação Aduaneira Interna, Unidades de Escritório, Hotelarias e Serviços, além de Armazéns para Instalações Comerciais e Industriais. 

VESTIBULAR PUC RIO


item Inscrições somente pela internet: até 30 de setembro.
item Provas do vestibular: 4 e 6 de novembro.
- Grupo 2: provas de 8h30min às 12h30min.
- Grupos 1, 3, 4 e 5: provas de 15h às 19h.
item Valor da inscrição: R$120,00
item Ingresso por meio de duas vias: provas do Vestibular 2012 e o aproveitamento do resultado do ENEM 2011. O candidato pode concorrer pelas duas vias.
item Para concorrer pelo Enem 2011: inscrição obrigatória no concurso Vestibular PUC-Rio 2012. no requerimento de inscrição: indicar o número de inscrição no ENEM 2011.
item Atribuição de pesos às provas do ENEM 2011: depende do grupo de provas do curso.
item Vagas e bolsas oferecidas: 50% provas Vestibular 2012 e 50% ENEM 2011.
item Vagas não preenchidas por uma das vias podem ser repassadas para a outra via.
item Bolsas oferecidas: Bolsas de Desempenho Acadêmico e Bolsas Pró-Licenciatura. (Anexo III do Manual do Candidato).
item Resultados do ENEM 2011 serão divulgados em janeiro de 2012. As duas primeiras convocações: apenas para os candidatos habilitados via Vestibular 2012. A partir da terceira convocação: candidatos habilitados via Vestibular 2012 e via ENEM 2011. O melhor resultado obtido pelo candidato, considerando as duas vias de ingresso, será utilizado para a concessão de bolsas.
item Curso de Relações Internacionais: prova eliminatória de Inglês.
item Núcleo Básico de Computação do Departamento de Informática. Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação: inscrição no Núcleo Básico de Computação. Escolha do curso a partir do segundo semestre cursado.
item Ciências Biológicas:
provas do Grupo 5.
item Nanotecnologia: nova habilitação do curso de engenharia.
item Arquitetura e Urbanismo: provas do Grupo 4.
item Cursos de Engenharia, Matemática, Física e Química: inscrição no Ciclo Básico do CTC. Escolha do curso a partir do terceiro semestre cursado.
item Curso de Artes Cênicas tem a duração de três anos.
item O curso de Administração é oferecido em três turnos: matutino, vespertino e noturno.
item O curso de Direito é oferecido em dois turnos; diurno e noturno.